Apresentação

Para os amantes das letras, que juntas dão vida à palavras, que reunidas formam pensamentos, tocam corações, abrem portas, alegram ambientes...Eis o seu lugar! Seja bem-vindo!

Junte suas letras, divirta-se!





sábado, 17 de abril de 2010

Opinião: pulseiras do sexo



Pulseiras
do sexo

A secretaria de Educação de Manaus proibiu o uso de “pulseirinhas do sexo” entre alunos das 450 escolas municipais. O veto ocorre depois da morte de duas jovens que usavam o acessório. As pulseiras viraram moda por funcionar como um jogo: quem arrebenta o adereço de um colega, ganha uma “recompensa”, que pode ir de um beijo a relações sexuais. Além de Manaus, a pulseira foi proibida em Londrina e Maringá, onde ocorreu o estupro de uma garota de 13 anos por causa das pulseiras, em Santa catarina e em Sertãozinho, São Paulo.
Revista Época/abril/2010
Veja o que alguns adolescentes do 3º ano do colegio Plinio pensam sobre isso:

“Uma pulseira que várias pessoas de várias idades usam, não deveria ter uma conotação sexual. Às vezes pode ser prejudicial, como ocorreu no caso da menina de treze anos estuprada por quatro rapazes por causa das pulseiras.
Acho correta a proibição. Pelo menos diminuirá os casos de violência. Sem contar o trauma psicológico que isso pode causar.
Os pais deveriam orientar e acompanhar seus filhos para coisas assim não acontecerem; se as pulseiras não tivessem conotação sexual não seria preocupante e óbvio que a maioria que usa sabe o significado.”

Anelize



“É uma questão polêmica o jogo das pulseiras, porque cada um tem uma opinião contra ou a favor. A meu ver, deveria ser proibida, porque muitas crianças entram nessa brincadeira sem saber o significado. Por exemplo, uma menina de 7 e 8 anos ao ver a irmã mais velha e a maioria das pessoas usando, vai querer usar mas não vai saber o significado. A proibição deveria ser: vender, usar nas escolas e em qualquer outro lugar. Por ser um jogo sem graça e desvalorizador.”

Fabíola,



“A minha opinião sobre o assunto, é de que devem sim proibir o uso das pulseiras. Vai da consciência de cada um usar ou não o acessório. Sou contra o uso e quem usa, com certeza já conhece essa febre e sabe das suas consequências e riscos.
Sabe-se que as pulseiras representam o sexo , cada cor destinada a um ato. Se por exemplo, uma menina usa a cor “rosa” , está supostamente afim de mostrar seus seios. Isso é vulgar e não acredito na inocência de quem usa.”

Kelen Iorrana Kosak



“Essas pulseiras e seus significados é uma idiotice. Sabendo que elas representam, o adolescente tinha que ter a consciência e não usá-las. As pessoas que usam já sabem o que está ariscado a acontecer com elas. E os pais tinham que ser os primeiros a proibir que seus filhos usassem. Com isso, teria que ter uma diminuição rápida nas vendas e acabaria saindo da tal moda insignificante. Essa situação gera uma polêmica, pois o significado delas já atrai o abuso. Além dos pais o governo também precisa executar a proibição.”

Daniele Cardoso


“A proibição da venda das pulseiras foi correta para poder evitar mais casos como o da menina de 13 anos, estuprada em Londrina, no dia 15 de Março de 2010.
Apesar de muitos adolescentes usarem as pulseiras apenas como adereço pessoal, sempre há alguém que leva a sério, no caso, pelo lado erótico, e acabam acontecendo casos como este.
Se a maioridade penal fosse reduzida, assim como o rapaz de 18 anos, os menores que cometeram o crime seriam punidos. Talvez, reduziria o número de casos.
Eu acho que a venda das pulseiras deveria ser proibida no Brasil todo, os lugares que ainda vendessem deveriam ser multados ou fechados, e os adolescentes que ainda usassem deveriam ser obrigados a se desfazer das mesmas.”

Thaís de Cristo Ripka


“Infelizmente isso já era algo previsto,cada adolescente que se submete a usar essas pulseiras sabe do significado de cada uma. Então vem a consequência do uso. Mas pode se considerar as exceções dos desinformados que usam sem saber o real significado e que podem vir a arcar com as consequências.” Suellen lisboa dos Santos

"Na minha opinião, os pais que deixam seus filhos usarem essas pulseiras estão arriscando a vida deles(...). A venda dessas pulseiras deveria ser proibida em todo o Brasil e quem vendesse deveria ser severamente punido."
Luis Henrique

"Sou contra o uso dessas pulseiras, porque tem coisas que precisamos evitar. Já que elas induzem ao sexo, e realmente tem esse significado, devemos alertar nossos jovens e crianças sobre o risco que estão correndo.
Vale a pena lembrar também que a juventude de hoje faz de tudo para ficar na moda, não estão nem ai com o significado de algumas coisas. Tá na moda, tá tudo beleza. Acham que certas coisas só acontece com os outros. Pode ser que não tenha nenhum significado para alguns, mas que é um incentivo para práticas alusivas ao sexo, não dá pra negar."
Cleverton

"A meu ver, a maioria das pessoas sabem o significado dessas pulseiras, mesmo assim, continuam usando. Isso, para mim, é pura falta de respeito com os outros e consigo mesmo."
Tatyane Malko

"Creio que a proibição é uma medida plausível, visto qua a sociedade moderna incentiva a erotização de crianças e a prática sexual acontece cada vez mais cedo. Quem incentiva, deve sofrer represálias. Bom mesmo seria a reeducação completa da sociedade a respeito desse assunto."
Gustavo

"Essas pulseirinhas fazem com que os jovens realizem os atos como uma espécie de "moda". Acho que o uso dessas pulseiras deveria ser evitado, mesmo para aqueles que usam sem a intenção dos significados, pois querendo ou não, elas estão hoje, ligadas a práticas sexuais sim.
Diessica

"Essas pulseiras influenciam e incentivam pessoas mal intencionadas, estupradores. Se não quiser arriscar a ser vítima deles, jogue suas pulseiras no lixo!"
Everson

"Essas pulseiras coloridas não influenciam na vida sexual dos jovens. Eles só precisam ter maturidade para refletir sobre o assunto e não deixar a vaidade levá-los a práticas de atos ilícitos"
Jhonatan

"Essas pulseiras são uma coisa idiota. Se minha filha (se eu fosse pai e quando for) aparecesse com essas pulseiras, eu daria uma boa surra nela"
Roger

"Na minha opinião, isso (estupro, morte) acabaria acontecendo mais cedo ou mais tarde, pois as pulseiras são apenas pretexto para praticar atos que os jovens desejam fazer mais não tem coragem na cara dura"
Itamar

"O estupro aconteceu por causa da pulseira, não há dúvidas. Então, por que se arriscar se não está a fim, de verdade, de fazer o que diz as cores que está usando?"
Diego

"Já são vários casos de estupro e abusos relatados no Brasil e no mundo devido ao uso das tais pulseiras. Elas influenciam crianças e adolescentes que, por curiosidade, acabam se envolvendo nessa brincadeira nada saudável e perigosa. Cabe aos pais tomarem consciência e orientar seus filhos sobre o perigo que elas representam."
Maycon

"Quem usa, geralmente sabe o que significa. Se não quiser fazer o que diz a pulseira, basta não usar."
Caroline

"Para manter a ordem, deveriam proibir o uso dessas pulseiras e até prender quem ousasse cometer algo que tivesse relação com elas, seja que significado for"
Graycikelly

"Levando em conta o que o uso das pulseiras vem causando, a venda dessas pulseiras deveriam ser proibidas o quanto antes, evitando maiores abusos por parte de gente mal intencionada."
Aline

"A responsabilidade não deve recair somente nos ombros de quem vende ou quem usa. É responsabilidade de todos. Quem vende deveria ser punido, caso houvesse a proibição, mas os pais também deveriam receber punição por permitir que seus filhos usem e fiquem a mercê de quem deseja praticar o mal."
Wellington

Um comentário:

  1. Gostei da opinião da Diessica. Também acho que a galera vai atrás do que é moda. Mas às vezes, a moda não é nada legal, e quem a segue está exposto a riscos graves. Mais atenção aí molecada!

    ResponderExcluir

Mito da caverna

Mito da caverna
Aluno Elidio