Um assunto que já passou pela cabeça de todo brasileiro é como deveria funcionar a ustiça no país. E quem já não ouviu falar em pena de morte?
Para certos casos ediondos esta seria a melhor das soluções. O final perfeito para aqueles cidadãos que fazem da vida de outras pessoas um filme de terror mas que ao fim, teria um final feliz para a família da vítima.
Mas não dá para esquecer que esses antagonistas da vida real também tem uma família que viria a sentir muito tamanha perda. Isso sem falar que muitas vezes não se tem certeza de que o réu é mesmo culpado do crime.
Por isso isso, deve-se pensar muito antes de aplicar e aceitar essa penalidade porque já estamos cansados de ver a reprise da novela que se torna a vida de quem passa anos preso e depois, descobre-se que não tinha nada a ver com o caso. A justiça pode até indenizar a vítima, mas jamais devolverá os anos perdidos e traumas adquiridos na prisão. Acredito que esse seja um sistema muito complexo, para ser adotado em um país como o Brasil, que infelizmente, deixa muito a desejar no contexto penitenciário.
Texto de opinião sobre “A pena de morte no Brasil”, escrito por Suellen Lisboa, aluna do 3º ano do Colégio Plinio em Colombo. 26/03/2010.
Concordo com você Suellen. O Brasil não está preparado para algo tão sério quanto decidir sobre a vida de um ser humano. Há muita injustiça, muito protecionismo, em fim, quem acabaria pagando seriam apenas os menos afortunados.
ResponderExcluir