A maioridade penal, é a idade legal estabelecida pelo governo de uma nação, onde, cada cidadão quando atinge uma certa idade, já pode responder e assumir seus atos.
No Brasil, o cidadão só é maior, quando atinge dezoito anos. Isso gera muita discussão entre jovens e adultos. Principalmente entre jovens, em sua maioria, contrários a essa decisão pois sentem-se presos a um poder paterno ou tutelar, achando que não são livres para fazerem o que querem. Muitos desejam assistir a shows, tirar carteira de habilitação, comprar certas coisas proibidas a menores, entrar em lugares proibidos, situações que aumentam ainda mais o desejo de serem livres.
Embora a maioria da juventude seja favorável a maioridade penal, os adultos, em grande parte, são contrários, afirmam que a pessoa torna-se adulta quando as atitudes tornam-se mais maduras, controladas, e isso acontece, segundo eles, com mais de dezoito anos.
Penso que a maioridade brasileira deveria baixar para dezesseis anos. Se o jovem nesse idade, pode tirar o título eleitoral e votar ajudando a decidir o futuro da nação, tem também a capacidade de responder pelos seus atos. Vários jovens infratores que não são punidos de forma correta por serem menor, seriam punidos merecidamente, diminuindo a criminalidade.
Texto de opinião sobre “ A maioridade penal no Brasil””, escrito por Cleverton Vieira Salles, aluno do 3º ano do Colégio Plinio em Colombo. Em 26/03/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário